Análise de dados e simulação financeira

Ter controle sobre as finanças de uma empresa é determinante para o sucesso da mesma, certo? Mas e quando todas as técnicas clássicas e as contas falham?  

Cenário de instabilidade

Em um cenário econômico de instabilidade não só interna como também mundial, principalmente dos nossos vizinhos da América Latina, muitas vezes os conceitos e teorias clássicas não são suficientes para projetar o sucesso financeiro de uma empresa. 

Quando o cenário atual é imprevisível o melhor a fazer é se preparar para as possíveis variações, mas como fazer isso de forma ágil e prática?  

A resposta é aliar a tecnologia, boa fundamentação de dados, análise e projeção. 

Simulação financeira  

Quando se pensa em simulação financeira para uma empresa, em tempos de busca de resultados cada vez mais rápidos e soluções cada vez mais práticas, frequentemente nos deparamos com um muro de papéis em nossa frente que nos impossibilita de vislumbrar um futuro de sucesso e lucro. 

É aí que a análise de dados aliada à tecnologia pode ajudar você e sua empresa a caminharem na vanguarda e a desanuviar um processo que não precisa ser demorado, nem excessivamente burocrático. 

Com uma coleta de dados assertiva e sólida você será capaz de realizar projeções financeiras de acordo com as variações dos mais diversos indicadores econômicos e o melhor, de acordo com as necessidades específicas da sua empresa e do ramo no qual você atua. 

Mas em que frentes da vida financeira da empresa atua a análise de dados? Alguns exemplos são: 

  • Receitas 
  • Custos 
  • Despesas fixas 
  • Investimento 
  • Capital de Giro 
  • Impostos 

 Adaptação ágil e precisa 

A praticidade e a agilidade são motores de um negócio de sucesso, e é aí que a tecnologia vem para alavancar os resultados e te ajudar a planejar um futuro promissor. 

Com a análise de dados é possível fazer projeções de forma mais assertiva e assim é possível se adaptar de forma mais rápida às mudanças do cenário econômico, constantemente prever essas mudanças e atuar frente a elas, e não apenas lidar com os acontecimentos de forma posterior. 

A capacidade de prever possíveis contextos dá ao CFO o poder de estar sempre à frente ao projetar soluções e se arriscar no mercado. Essa segurança diminui margens de erro e consequentemente afeta os resultados e o lucro da empresa. 

A tecnologia e o CFO de sucesso 

Coletar, entender e observar os dados são fundamentais para a vida financeira saudável de uma empresa.

Mais que contas, os CFOs são os responsáveis por trazer uma análise minuciosa e objetiva que será apresentada ao CEO e demais diretores e assim poderão juntos arquitetar ações de investimento, contingência de gastos.

Além disso os próximos riscos dentro do mercado financeiro, observando sempre margens de lucro, variações e possíveis empecilhos no caminho. 

Um dos fatores mais importantes quando se considera migrar do papel para a análise digital é a confiabilidade. Quando usamos papel ou até mesmo planilhas mantemos o processo lento, burocrático, e os erros são comuns e prejudicam o andamento do negócio, e em alguns casos afetam de forma contundente as finanças da empresa. 

Tecnologia, agilidade, praticidade, habilidade de prever cenários e confiança são apenas alguns dos benefícios que o CFO e toda a sua equipe ganha ao optar pela análise de dados financeiros e uma empresa de credibilidade como a CTI quer ser sua parceira nessa caminhada rumo ao sucesso. 

 

SHARE

Leave a reply