Na Cosan, plataforma Big Data & Analytics liquidou os problemas envolvendo o planejamento orçamentário.

O grupo Cosan, um dos maiores conglomerados privados a atuar no Brasil, com negócios na área de energia e infraestrutura, precisava aprimorar seu processo de planejamento orçamentário.

E essa demanda valia para todas as empresas do grupo: a Cosan Lubrificantes, uma das maiores do ramo de lubrificantes no país; a Raizen, joint venture com a Shell e principal fabricante de etanol de cana-de-açúcar do Brasil; a fornecedora de gás Comgás; a Radar, gestora de propridades rurais dedicadas ao plantio de alimentos e a Rumo All, empresa de soluções integradas de transporte, armazenagem e elevação portuária. São muitos negócios, o que obviamente resulta em orçamentos complexos, repletos de dados e variáveis.

A implantação ocorreu em seis meses e, dado o sucesso, acabou se desdobrando em novos projetos.

Além de envolver vários negócios, havia ainda mais alguns poréns: a solução deveria prever um ambiente colaborativo, com amplo envolvimento dos gestores, permitir a simulações de diferentes cenários e o acompanhamento do desempenho x orçado. Não era pouca coisa.

A equipe da CTI, especializada em Administração e Negócios tanto quanto em TI, entrou em cena para desenhar uma solução sob medida, usando a plataforma de Big Data & Analytics da IBM, a Cognos TM1. A solução otimiza a análise de dados, a criação de planos e o acompanhamento dos orçamentos ao longo do tempo, de forma a garantir que os resultados desejados para a companhia sejam alcançados.

“A plataforma Big Data & Analytics da IBM permitiu à Cosan implantar um processo orçamentário mais simples, preciso e participativo, alinhado às necessidades dos negócios”, diz João Arthur Souza, diretor de planejamento estratégico da Cosan.

Em um prazo desafiador de seis meses, o TM1 foi implantado, com grande sucesso. Planilhas foram substituídas, eliminando fontes de erros. Cenários de orçamento passaram a ser gerados em minutos e a solução permitiu grande flexibilidade para trabalhar com regras de negócios distintas, existentes em cada uma das unidades do grupo.

Ao simular diferentes cenários de orçamento, passou a ser possível visualizar os impactos nos demonstrativos financeiros. Por exemplo, é possível reproduzir alterações no volume de vendas por produto e verificar as consequências geradas nos custos de produção, estoques, despesas variáveis, rentabilidade e geração de caixa. É possível fazer análises on-line para testar cenários antes de definir o orçamento, o que torna o resultado mais realista.

Cenários de orçamento passaram a ser gerados em minutos e a solução permitiu grande flexibilidade para trabalhar com regras distintas entre as empresas.

A implantação bem-sucedida acabou se desdobrando em subprojetos nas áreas de negócios e de RH, e levou o grupo a instalar o IBM Cognos Controller, para consolidação de resultados financeiros, entre outras ferramentas. No processo de consolidação, foram eliminadas diversas etapas manuais e integradas as informações dos balancetes contábeis. Na geração de relatórios financeiros, mais facilidades: vários participantes, de diferentes departamentos, colaboram na elaboração de relatórios complexos, trabalhando de forma independente e garantindo as devidas aprovações. Para um grupo que tem empresas com ações em Bolsas de Valores, ter relatórios de qualidade, auditáveis e feitos em menos tempo é fundamental, uma vantagem estratégica.

 

Solução desenvolvida: Consolidação Financeira

Plataforma utilizada: IBM Cognos TM1; IBM Cognos Controller

SHARE

Leave a reply