Cadeias de suprimentos 4.0: transformação organizacional.

Uma das principais disciplinas impactadas pelas novas tecnologias é a gestão da cadeia de suprimentos. Com o desafio de gerenciar a complexidade, equilibrando custo e eficiência com agilidade e flexibilidade, cadeias tradicionais são forçadas a restringir o grau de individualização da oferta. Contudo, a aplicação consistente de novas tecnologias de ciência de dados permite superar a compromisso tradicional estabelecido entre flexibilidade e eficiência. Neste domínio combinamos conhecimento especialista de gestão da cadeia de suprimentos com tecnologia e ciência de dados, atuando especificamente no planejamento da cadeia de suprimentos nas seguintes áreas:

  • Individualização das alavancas de vendas: aplicando ciência de dados e machine learning oferecemos soluções capazes de individualizar automaticamente a oferta baseada na identificação do padrão de consumo. Com isso, pode-se, automaticamente, otimizar portfolio e atributos funcionais de produto, sugerir preços dinâmicos para consumidores específicos, promoções individualizadas, bem como segmentar e classificar automaticamente clientes, portfolio ou pontos de venda.
  • Planejamento integrado de demanda: a partir de alavancas de vendas definidas, atuamos na aplicação de algoritmos avançados de previsão, utilizando técnicas de séries temporais combinadas com machine learning para comportamentos específicos e complexos como demandas intermitentes, com tendência, sazonalidade ou não cicloestacionárias.
  • Otimização de estoques, produção e distribuição: a partir da necessidade prevista, aplicamos algoritmos de programação linear, não linear e inteira mista, combinados com algoritmos estocásticos para a definição de políticas ótimas de estoque de segurança na malha, bem como a definição de planos integrados ótimos de produção e distribuição.
  • Análise e simulação financeira: com objetivo de manter o resultado bottom-line, fechamos o ciclo de gestão da cadeia de suprimentos com a integração do plano operacional com a visão da rentabilidade financeira multidimensional por produto, canal, região, etc. A capacidade de rápida simulação de cenários permite a seleção de decisões ótimas em um ciclo fechado e eficaz de tomada de decisão.
Grupo Boticário

Veja aqui o caso do Boticário no qual combinamos tecnologia e ciência de dados para mudar radicalmente a forma como que a empresa faz seu planejamento integrado.