Na Bunge Cone Sul, 5 países passaram a ter sua gestão financeira integrada.

Integração financeira entre 5 países? Dá pra fazer!

Parece o caos, mas integrar as informações financeiras de 5 países, envolvendo a produção de dezenas fábricas e produtos da áreas distintas é possível.

 

Mais tempo para prospectar o futuro.

Traçar cenários passou a ser uma tarefa de minutos, o que deu grande agilidade ao processo. Os executivos, agora, têm mais tempo para  dedicar às estratégias e ao futuro.

 

Adeus às planilhas de cálculo.

 

Eram mais de 100, com divergência de números entre elas e uma porção de links quebrados. Agora, uma única planilha resolve a questão com mais eficiência, rapidez e segurança. 

Desafio: Não é fácil fazer a gestão de 5 países, com moedas, impostos e dezenas de requisitos diferentes. Soa impossível integrar Argentina, Chile, Bolívia, Uruguai e Paraguai numa mesma plataforma, mas foi justamente esse o plano traçado para a Bunge Cone Sul. Planejamentos e orçamentos eram executados em mais de 100 planilhas Excel, integradas de forma precária, com problemas de link e inconsistência entre os dados existentes num e noutro arquivo. Era preciso ter projeções totalmente integradas para ter segurança quanto à consistência dos diversas informações projetadas: Vendas, Receitas, Impostos, Custos, Estoques, Despesas, Investimentos, Capital de giro, Balanço, Resultado e Fluxo de caixa.

Soluções implantadas:  A plataforma implantada na Bunge Cone Sul é integrada e atende às necessidades de  quase 100 usuários. Ela permite agilizar e ter números mais seguros para realizar planejamentos,  budget, balanço, consolidação financeira  e, também,  simulações de cenários, de forma a medir impactos por produto, por planta ou insumo. Traçar cenários, por sinal, passou a ser uma tarefa de minutos, o que permite grande agilidade em todo o processo. Os executivos, agora, têm mais tempo para  dedicar às estratégias e ao futuro.  

Soluções desenvolvidas: Planejamento orçamentário.

Plataforma utilizada: IBM Cognos TM1.