Processo de Consolidação Financeira no Grupo Cosan: o pesadelo chegou ao fim, com uma solução desenvolvida sob medida pela CTI Global. Confira o case.

Consolidar é preciso

O processo de consolidação financeira envolveu 40 empresas. A plataforma implantada é ágil e acomoda o crescimento constante do portfólio de produtos.

 

Plataforma fácil de usar

Os usuários podem fazer, rapidamente e de forma intuitiva, alterações e inserções sem precisar da ajuda de um especialista da TI.

 

O alto padrão de governança foi correspondido

A publicação das informações dirigidas ao mercado é importante e precisa de atenção redobrada. Os ganhos em transparência foram enormes.

Desafio: Na Cosan, era preciso fazer a consolidação financeira do grupo, envolvendo 40 empresas,  na época, de forma ágil e com maior acuidade dos dados. Até então, o trabalho era feito com planilhas de cálculo e com editores de texto para a publicação das informações direcionadas ao mercado. A solução precisava acomodar o crescimento constante do portfólio do grupo, o significativo número de empresas, a informação financeira em diferntes moedas, múltiplos databases, inúmeros reports internos e externos e o alto padrão de  governança corportiva. A solução implantada substituiu o processo manual pelo automatizado e impactou o trabalho de 30 pessoas.

Solução: A CTI Global desenvolveu uma solução integrada, ágil e flexível, capaz de corresponder às necessidades das equipes e de acomodar o constante crescimento da companhia. As diferentes moedas passaram a ser  automaticamente convertidas. A solução, agora, está integrada e extrai dados do ERP/SAP, utiliza um único database e é fácil de usar, dispensando o auxílio de um especialista em TI. Os dados são automaticamente checados, garantindo maior consistência. Com as soluções desenvolvidas, os ganhos em transparência, consolidação e report foram enormes.

Soluções desenvolvidasConsolidação Financeira e Publicação de Demonstrativos Financeiros.

Plataforma utilizadaIBM Cognos Controller e IBM Cognos Disclosure Management.