Gestão financeira: três etapas e um final feliz no Banco Volks.

Mudanças de forma escalonada

A solução foi implantada em três etapas, para que as mudanças fossem absorvidas aos poucos pelas equipes, abarcando os processos de pricing, planejamento financeiro e o reporting para o mercado.

 

Processos e cálculos manuais foram automatizados  

A CTI Global criou uma solução sob medida para o banco, a corretora e a seguradora Volkswagen, que  juntas representam mais de 900 mil clientes.

 

Análises complexas, repletas de variáveis, em minutos!

Entre outras coisas, o modelo permite a precificação de novos planos e a tomada de decisão com base na sua rentabilidade. 

Desafio: Era preciso fazer a gestão integrada do banco, do consórcio e da corretora Volkswagen, com uma base de mais de 900 mil clientes ativos, sete regionais espalhadas pelo Brasil e mais de 700 concessionários. As ferramentas financeiras utilizadas não traziam a agilidade necessária e não permitiam uma integração adequada. Os processos de análise de rentabilidade e de reporting para o mercado envolviam muito trabalho manual, com possibilidade de erros e incongruências entre as planilhas.

Soluções implantadas: A CTI Global desenvolveu uma solução integrada, implantada em três etapas, capazes de simplificar e automatizar os processos de Pricing, Planejamento Financeiro e o Reporting para o mercado. Na primeira etapa, foi implantada a análise de rentabilidade, feita em toda a abertura e segmentação de produtos, regiões, perfil de clientes do negócio. Na segunda etapa, foi implantado o modelo de Consolidação Financeira e também o reporting, que leva em conta o sistema contábil (SAP) já existente. Na terceira etapa a CTI desenvolveu uma solução capaz de integrar todos os processos de negócios do grupo, desde a previsão de mercado pela área comercial até a projeção dos Demonstrativos Financeiros (balanço, resultado e caixa), passando por Marketing, RH, Tesouraria, Riscos, Cobrança, Custos fixos e variáveis.

Soluções desenvolvidas: Modelo de Rentabilidade, Planejamento Financeiro e Publicação de Demonstrativo Financeiro.

Plataforma utilizada: IBM Cognos TM1.