Centauro: solução nota 10 para folha de pagamento e simulação de cenários

Em 3 meses a solução, desenvolvida sob medida, estava rodando, com simplicidade, eficiência e agilidade.

Quando bateu à porta da CTI, a maior rede de varejo esportivo do país, Centauro, tinha um problema: precisava de agilidade e de ferramentas que a ajudassem a avaliar sua folha de pagamentos sob vários cenários, de forma a tomar decisões rápidas e se adequar aos tempos de crise. Apesar de vender artigos de ponta e tocar com sucesso uma loja online, a administração interna da folha de pagamentos andava ainda nos primórdios, feita em planilhas diversas, manualmente. Cuidar do pagamento de 8.000 funcionários, espalhados por 176 lojas, incluindo aí as comissões e remunerações variáveis era, então, um trabalho exaustivo e demorado. Simulações, nem pensar.

Em três meses, a solução estava no ar, rodando dezenas de simulações e cenários que agora ajudam a definir a estratégia de Recursos Humanos da Centauro, com planejamento de custo de pessoal por loja, cargo etc. Segundo o CFO da Centauro, Vitor Fabiano, a solução veio no momento de necessidade de melhoria interna. “Precisávamos de simplicidade e velocidade”, diz ele.

A CTI desenhou, desenvolveu e implantou uma solução criada sob medida, levando em conta as características específicas da Centauro e as formas de remuneração do varejo. Foi utilizada a plataforma Cognos Planning TM1, da IBM, e a CTI incluiu na receita, também, as melhores práticas já implantadas pela sua equipe em outras empresas. Para reduzir investimentos em tecnologia, optou-se por pela solução em nuvem. Ao final, todo o conhecimento foi transferido para a equipe da Centauro, que hoje roda sozinha a solução, buscando eficiência operacional, otimização e controle de custos.

Simulações de cenários para definir a estratégia de RH eram fundamentais para a Centauro.

“A possibilidade de simulações em questão de minutos vai acelerar os processos de tomada de decisão da Centauro em tempos desafiadores como o atual”, diz Francisco Loschiavo, sócio-diretor da CTI Global. “E, para nossa equipe, essa é mais uma missão cumprida.”

Soluções desenvolvidas: Planejamento e Simulação Financeira.
Plataformas usadas: IBM Cognos Planning TM1®.

SHARE

Leave a reply