Coca-Cola FEMSA: planejamento financeiro em detalhes, com simulação de cenários. Agora tem!


A Coca-Cola Femsa, fabricante e distribuidora de refrigerantes e água, a maior franquia de Coca-Cola do mundo em volume de vendas, já tinha uma Solução de Planejamento Financeiro quando chamou a CTI Global. A empresa precisava que esse sistema fosse além, que tivesse um maior nível de detalhe e maior poder de análise de informações, permitindo fazer simulações de cenários consistentes e de forma ágil, uma necessidade típica do mercado brasileiro.

“Apresentamos nosso modelo, que é bem completo e inclui, por exemplo, a movimentação do estoque e do cálculo de custo”, diz Marcos Cipolla, sócio da CTI. “É um modelo integrado, conectado no final ao fluxo de caixa e ao balanço, coisa que a Femsa não dispunha”.

Informações seguras para embasar a tomada de decisões é fundamental e impacta nos resultados da companhia.

A solução permite fazer simulações e análises “what if” em segundos, projetando DRE (Demonstração de Resultado do Exercício), estoques, projeções de balanço e fluxo de caixa. As simulações permitem estudar premissas macroeconômicas, variações nos preços de insumos ou produtos, aumento ou diminuição nas despesas etc. Em minutos pode-se verificar os impactos que essas variações causam, algo fundamental para um país de economia instável.

“Os benefícios foram enormes, com grande impacto para a empresa”, diz Marcos. Foram necessárias 18 semanas de desenvolvimento e implantação, com transferência de know-how para a equipe da Femsa.

Depois dessa implantação, mais dois projetos saíram do forno: sistema de precificação e acompanhamento do Real x Orçado. “O cliente gostou da solução, que é amigável e flexível, e se adaptou muito bem à ferramenta, o que nos permitiu avançar em modelos”. Ponto para a equipe CTI.

Soluções desenvolvidas: Planejamento e Modelo de Simulação Financeira.
Plataformas usadas: IBM Cognos TM1.

SHARE

Leave a reply