Como fazer a previsão de receitas e compará-las ao consolidado? Como maximizar lucros? A Savegnago tem as respostas.

A diretoria da Savegnago queria apenas um jeito fácil de calcular a participação nos lucros de cada um de seus funcionários, espalhados por 36 supermercados e 2 postos de gasolina, como forma de motivá-los. Conseguiu isso e muito mais.

Maior rede de supermercados do interior paulista, a empresa procurou a CTI Global para desenvolver um sistema que levasse em conta o lucro de cada uma das 15 seções às quais o funcionário pertence, seja a padaria, o açougue ou a área de conveniência do posto. Mas, ao desenhar o processo, a CTI foi além. Por que não aproveitar a oportunidade e mergulhar fundo no desenho da ferramenta, para ter uma melhor previsão e consolidação de receitas e maximizar os lucros?

Dados coletados em anos anteriores e dados fornecidos de forma colaborativa pelos gestores são abarcadas pela solução.

Hoje, a Savegnago dispõe de uma solução desenhada sob medida, a partir de plataformas IBM, para fazer o planejamento, simulações em diferentes cenários e o acompanhamento financeiro de suas lojas e da rede como um todo. A partir de dados coletados em anos anteriores, a solução é capaz de fornecer, dia a dia, uma previsão de receita e, ao contabilizar as entradas e despesas, fornecer também o consolidado naquele dia, possibilitando um comparativo.

Os dados estão estratificados em diferentes categorias, por produto, tipo de material, comprador, fornecedor e por loja. Assim, é possível saber, por exemplo, quais serão as vendas de um determinado detergente nos próximos meses e, com a informação, negociar melhores margens ou condições com o fabricante.

Agora, a Savegnago pode simular diferentes cenários de orçamento, visualizando rapidamente os impactos nas demonstrações financeiras. É possível, por exemplo, reproduzir alterações no volume de vendas por subcategoria de produto e verificar as consequências geradas nos custos, estoques, despesas variáveis, rentabilidade e geração de caixa. É possível fazer análises on-line para testar vários cenários antes de definir o orçamento, o que torna o resultado mais realista.

“O cálculo de participação nos lucros foi uma alavanca para o desenvolvimento de um sistema maior, que atualiza diariamente e permite que os gestores acompanhem o realizado e o orçado a partir de uma plataforma Web ou Mobile”, diz André Luiz Nascimento Santos, sócio da CTI e um dos consultores envolvidos no projeto.

A distribuição dos lucros entre funcionários é feita segundo a rentabilidade de cada uma das 15 seções.

Segundo André, a colaboração no planejamento orçamentário permite o trabalho descentralizado e independente dos gestores e, ao mesmo tempo, garante o comprometimento das áreas por meio da maior capacidade de rastreamento e transparência dos dados. A área de RH, por exemplo, colabora com dados como cargos e salários. Os compradores, por sua vez, podem revisar dados sobre negociações de produtos. No final, o resultado é um sistema complexo, porém fácil de usar, ágil, on-line e capaz de fornecer informações precisas.

No quesito de geração de relatórios gerenciais, a solução desenvolvida pela CTI Global® enriqueceu enormemente o processo, propiciando agilidade e confiança na tomada de decisões, uma importante vantagem estratégica para a Savegnago.

Soluções desenvolvidas: Planejamento, Simulação Financeira.
Plataformas usadas: IBM Cognos Planning TM1®, IBM Cognos BI ®, IBM Cognos Mobile®.

SHARE

Leave a reply