ConSenso

ConSenso é uma ferramenta para a condução de reuniões de pequenos grupos (aprox. 10 a 30 pessoas), para coleta de opiniões e estabelecimento de prioridades.

Através dela e da nossa metodologia de condução de reuniões, estimulamos novas ideias e pontos de vista, compartilhados livremente. Com isso, reduzimos substancialmente situações de conflito e impasses que, frequentemente, distorcem e entravam o desenvolvimento de uma reunião.

As ideias desenvolvidas e avaliadas pelos participantes são votadas e mapeadas pelo sistema, sendo apresentadas no "Mapa de Oportunidades", o qual revela ao grupo as ideias que oferecem o máximo benefício e futuro sucesso, auxiliando a empresa no estabelecimento das prioridades e alocação de recursos.

Objetivo

Embora sua aplicabilidade seja bastante ampla, o CoNexus® é mais comumente utilizado em reuniões de planejamento estratégico, planejamento de informações, identificação de oportunidades de mercado, desenvolvimento de estratégias específicas para solução de um problema empresarial e para decisões importantes.

  • Geração de ideias

  • Priorização das ideias, utilizando terminais de votação eletrônicos e o sistema de priorização CoNexus & right

  • Mapas de consenso - Análise, discussão e obtenção de consenso sobre os resultados obtidos do processo de votação

  • Mapas de prioridades

Benefícios

Participação total

Todos os participantes têm o mesmo voto e os votos são secretos. Isso assegura participação total, não importando sua posição hierárquica ou política.

Resultados rápidos

O processo está baseado em desenhar, conduzir, interpretar e discutir os resultados de um "Workshop" de um ou dois dias. Ao final desta reunião, após a geração de ideias sobre informações relevantes para o negócio, uma votação e avaliação priorizada dos resultados pode ser realizada em uma hora.

Comprometimento

Tomar parte na definição da solução cria um comprometimento dos indivíduos com a sua implantação. O resultado obtido da votação representa a opinião daquele grupo, não de um especialista externo, consultor ou de um de seus membros em particular. Os profissionais se sentem motivados a participar ativamente da implementação de uma ideia gerada por eles próprios.

Consenso e intercâmbio de informações

Através da utilização de recursos do software é possível identificar o nível de consenso obtido em cada ideia votada, mantendo o anonimato dos participantes. As três razões principais para a falta de consenso são:

  1. Não entendimento do significado da ideia votada;
  2. Heterogeneidade de níveis de informação no grupo;
  3. Diferenças reais de pontos de vista.

A discussão destas diferenças é uma forma poderosa de obter, não apenas um melhor entendimento da situação analisada, mas um maior intercâmbio de informações entre o grupo e, com isso, aumentar o nível de comprometimento.

Estruturação do processo

A reunião é conduzida de forma estruturada, de acordo com um cronograma previamente desenhado e aprovado, motivando e conduzindo os participantes à geração de idéias práticas.

E mais:

  • Geração de ideias.
  • Priorização das ideias, utilizando terminais de votação eletrônicos e o sistema de priorização CoNexus & right.
  • Mapas de consenso - Análise, discussão e obtenção de consenso sobre os resultados obtidos do processo de votação.
  • Mapas de prioridades.