Publicação de Demonstrativos Financeiros

O Sistema de Publicação de Demonstrativos Financeiros visa a acelerar a implementação do processo de geração de relatórios nas empresas de capital aberto, sujeitas às regras de publicação dos órgãos reguladores (no Brasil, a CVM).

Conforme as regras da CVM – Comissão de Valores Mobiliários, as sociedades anônimas de capital aberto devem obrigatoriamente realizar a divulgação dos demonstrativos financeiros trimestralmente, contendo informações do balanço patrimonial, resultados, mutações do patrimônio líquido, fluxos de caixa, resultados abrangentes e demais informações do contexto operacional da companhia.

Utilizando a solução integrada desenvolvida pela CTI, as empresas são capazes de atualizar valores automaticamente no relatório, gerar validações entre notas, realizar o acompanhamento do relatório por meio de workflows, entre outros. Com isso, além de garantir maior agilidade na geração dos relatórios, o modelo permite que os usuários dediquem um maior tempo às análises financeiras.

Em um cenário de maior competitividade e constantes mudanças no mercado regulatório, o sistema de Publicação de Demonstrativos Financeiros permite  enorme ganho de eficiência no processo de geração de relatórios. 

Vantagens da solução:

  • Atualização – Mudanças nos números, feitas a partir da solução, são incorporadas automaticamente nos relatórios, sem a necessidade de ajustes manuais no Word ou no Excel.
  • Formatação – O modelo de relatório está configurado de forma que apenas mudanças pontuais se fazem necessárias, na medida em que as tabelas e textos do relatório forem alterados.
  • Estrutura do relatório – A estrutura está dividida em seções por grupo de contas contábeis, sendo possível gerenciar acessos para cada seção e realizar o controle do progresso da publicação através dos grupos de contas.
  • Variáveis de datas – As consultas utilizam níveis de datas, não sendo necessário realizar a atualização de todas as consultas conforme ocorram mudanças de período. Apenas a alteração do valor da variável é suficiente.
  • Automatização de datas, numeração de notas e índice – esses dados são utilizados por meio de variáveis.

Funcionalidades:

  • Workflow

    Modelo de workflow já desenvolvido, sendo possível modificar etapas do fluxo e parametrizar usuários e grupos com as devidas permissões de acesso e segurança. 

  • Consulta de dados

    São feitas por grupo de contas contábil, permitindo que o sistema tenha boa performance ao utilizar apenas contas contábeis específicas de cada tabela. 

  • Relatório de validação

    O modelo contém regras de validação pré-parametrizadas, de forma que o usuário terá acesso a um relatório gerado em Excel com o resultado dessas validações.  

Produto utilizado na solução: