Gestão de riscos e Compliance

Com a pressão cada vez maior dos interesses dos stakeholders sobre as organizações, intensificação das regulamentações e normatizações e o aumento da importância de se ter cada vez mais controle e transparência  nos resultados, as organizações vêm adotando processos para manter riscos sob controle e dentro de limites aceitáveis. 

Estas iniciativas têm sido adotadas de maneira isolada e espalhada pela organização. Há práticas distintas de governança, gestão de riscos e controle que muitas vezes se mostram redundantes ou geram conflitos de interesse, perda de produtividade e gastos desnecessários.

É neste contexto que se observa a necessidade de integração das diversas iniciativas corporativas, tais como segurança física, saúde do trabalho,  segurança da informação, vendas e entrega de projetos, produtos ou serviços, gestão de recursos humanos, atendimento ao cliente, marketing, gestão de tecnologia da informação, conselhos de administração, comitês de ética, escritórios de gestão de projetos e muitas outras iniciativas que se integram ao programa de GRC da organização.

Não se trata da iniciativa de uma área específica, processos de negócio de cada departamento ou mesmo de áreas como a Governança, Risco, Compliance ou Controles, que devem atuar em conjunto. 

Trata-se sim de uma proposta de integração da organização em torno de um modelo único de trabalho, que evite gastos com controles redundantes, conflitos na tomada de decisão e facilite o alinhamento com os negócios.

E é neste contexto que a CTI ajuda organizações a adotar uma abordagem integrada à governança corporativa, risco e conformidade pela adoção de sistemas integrados de GRC.

 

Sistema integrado de gestão de riscos e compliance

Os riscos são inerentes aos processos de negócio de qualquer organização, mas a grande questão é a forma como estes são identificados, avaliados e controlados. 

Não existe dúvida de que aqueles que gerenciam melhor seus riscos se  beneficiam de uma grande vantagem competitiva pois estão melhor posicionados e preparados para assumir estes riscos de forma calculada, baseados no conhecimento que têm das ameaças e oportunidades. 

Os benefícios são inúmeros: 

  • Maiores probabilidades de conseguir alcançar os seus objetivos de negócio;

  • Melhores relações de confiança com os investidores e acionistas (cada vez mais rigorosos e menos tolerantes às falhas); 

  • Redução de custos financeiros são apenas alguns exemplos.

A CTI ajuda organizações a adotar uma abordagem integrada à governança corporativa, risco e conformidade pela adoção do IBM® OpenPages® GRC Platform, uma plataforma integrada de governança, risco e conformidade.

Esta plataforma integrada permite que as empresas gerenciem os riscos e os desafios regulamentares em todo o empreendimento. Ela oferece um conjunto de serviços principais e componentes funcionais que abrangem domínios de risco e conformidade, incluindo:

  • Risco operacional;
  • Políticas e conformidade;
  • Controles financeiros;
  • Governança de TI;
  • Auditoria interna.

A OpenPages GRC Platform equipa as organizações com insights profundos sobre todos os aspectos de risco, conformidade e governança corporativa.

  • Adapta-se à sua metodologia de gerenciamento de conformidade e riscos.
  • Mantém seus processos atuais de gerenciamento de risco e conformidade enquanto melhora a eficiência e o desempenho geral.
  • Reduz seus custos de desenvolvimento e implementação – sem necessidade de programação customizada.
  • Flexível e configurável – permite que você expanda os esforços de gerenciamento de risco e conformidade conforme necessário para lidar com desafios futuros.

Produto utilizado na solução:

  • IBM® OpenPages® GRC Platform