Uma doce solução de gestão financeira para a Hershey’s.

Qual a melhor receita para uma multinacional americana do ramo de chocolates encarar a concorrência de fabricantes locais, aumentando suas vendas num mercado tão acirrado? Para a Hershey do Brasil, a resposta foi investir numa solução que permitisse entender melhor os clientes, composto basicamente por redes varejistas e atacadistas, e que permitisse, também, realizar um planejamento integrado, análises e previsões de cenários, de forma a tomar as melhores decisões.

A Hershey tinha pouca informação sobre seus clientes, basicamente os registros de vendas vistos por canais e região. Era preciso ir mais fundo na informação para tomar decisões mais acertadas e incrementar as vendas. Com a ajuda da CTI Global, uma nova plataforma financeira foi criada, com dados bastante detalhados que podem ser consultados em tempo real.

Com a plataforma, as margens de lucro melhoraram.

Agora, é possível definir estratégias de preço para cada mercado, envolvendo 2000 clientes espalhados por todo o país. Previsões de vendas e faturamento, diagnósicos de lucros ou perdas, sob diferentes cenários, passaram a ser feitos em questão de minutos. “Nossas margens de lucro melhoraram”, diz Wilmar Moreira Junior, responsável pelo planejamento da Hershey do Brasil. “E ainda conseguimos criar uma nova métrica para medir a performance de venda dos times, introduzindo uma margem variável que está ajudando a motivar as equipes a atingir suas metas”.

A solução financeira desenvolvida pela CTI Global usa a plataforma IBM Cognos TM1 como base e foi customizada para atender às necessidades específicas da Hershey. É fácil de usar e houve capacitação para que a equipe da Hershey passasse a operá-la de forma independente.

“Hoje em dia, para ser competitivo num mercado acirrado, é preciso traçar estratégias sob diferentes cenários e avaliar o impacto de decisões tomadas segundo um ou outro cenário”, diz Francisco Loschiavo, sócio-diretor da CTI Global. “No caso da Hershey, esses cenários podem ser traçados em minutos, no andamento de uma reunião, e com grande segurança quanto aos dados”.

Além de tudo, uma nova métrica para medir performance de vendedores.

Feliz com os resultados, a Hershey planeja, ampliar a plataforma para abarcar o gerenciamento de fluxo de caixa, custos e processos de planejamento operacional.  Mãos à obra, então!

Soluções desenvolvidas: Planejamento financeiro;

Plataforma utilizada: IBM Cognos TM1.

SHARE

Leave a reply