Gestão financeira: três capítulos e um final feliz no Banco Volkswagen.

Imagine fazer a gestão financeira do conglomerado que reúne o Banco Volkswagen, o Consórcio Nacional Volkswagen e a Volkswagen Corretora de Seguros, que conta com sete regionais distribuídas pelo Brasil, mais de 700 concessionários e uma base de mais de 900 mil clientes ativos. Perdeu o fôlego só de ler, né?

No grupo, há uma grande gama de produtos, incluindo aqueles que facilitam a aquisição de automóveis de passeio, veículos comerciais, caminhões e ônibus Volkswagen, veículos Audi e motocicletas Ducati. Entre os produtos oferecidos estão opções de Financiamento, Consórcio, Seguro e Leasing Operacional/Gestão de frotas.

As ferramentas financeiras utilizadas não traziam a agilidade necessária e não permitiam uma integração adequada entre os processos de negócios envolvidos no planejamento financeiro do Grupo. Além disto, os processos de análise de rentabilidade e de reporting para o mercado eram efetuados de maneira bastante manual. Foi nesse ponto em que a CTI Global foi chamada para ajudar o Grupo.

A solução foi implantada em três etapas, capazes de simplificar e automatizar os processos de Pricing, Planejamento Financeiro e o Reporting Financeiro para o Mercado.


Etapa 1

Em minutos, a análise de cenários e o impacto na rentabilidade e na geração de caixa.

O primeiro projeto implantado foi o Modelo de Rentabilidade. Totalmente integrado com a base de contratos, a análise de rentabilidade é efetuada em toda a abertura e segmentação de produtos, regiões, perfil de clientes do negócio com segurança e padronização.

Além disso, o modelo permite a simulação e precificação de novos planos a serem praticados e a tomada de decisão em relação a eles com base na sua rentabilidade.


Etapa 2

O segundo projeto implantado foi o Modelo de Consolidação Financeira e Reporting para o Mercado. Integrado com o Sistema Contábil (SAP) da empresa, o modelo permite a consolidação societária do grupo, considerando operações intercompanhias, participações societárias e também as visões BRGAAP e IFRS.

Além da consolidação financeira, a ferramenta permite gerar, de forma automática, relatórios para o mercado, para atender às diversas necessidades de publicação que o tipo de negócio do Banco Volkswagen requer, como por exemplo, visão BRGAAP, IFRS e Conglomerado Prudencial, integrando informações numéricas e narrativas.

A solução eliminou todos os processos manuais que traziam riscos ao processo de preparação dos relatórios financeiros, proporcionando maior velocidade e credibilidade da alta administração e do mercado nos seus números publicados.


Etapa 3

A CTI Global criou uma solução sob medida para o banco, a corretora e a seguradora.

O terceiro projeto foi o Modelo de Planejamento Financeiro. A CTI Global desenvolveu uma solução capaz de integrar todos os processos de negócios do Grupo, desde a previsão de mercado pela área comercial, até a projeção dos Demonstrativos Financeiros (balanço, resultado e caixa), passando por Marketing, RH, Tesouraria, Riscos, Cobrança, Custos fixos e variáveis.

A solução reduziu de horas para poucos minutos o tempo de processamento de um novo cenário projetado permitindo, assim, simulações bastante rápidas e totalmente integradas. Quer saber qual o impacto da variação de dois pontos percentuais da taxa Selic? Em poucos minutos o modelo traz a resposta.

Depois dessa revisão abrangente, atualização tecnológica e padronização de seus sistemas e processos de planejamento financeiro e acompanhamento financeiro, o Grupo reduziu drasticamente o esforço operacional na geração de números, liberando um tempo precioso para análise e avaliação de seu negócio.

Solução desenvolvida: Modelo de Rentabilidade, Planejamento Financeiro e Reporting para o Mercado.
Plataforma usada: IBM Cognos TM1.

SHARE

Leave a reply