Na Bunge Cone Sul, 5 países estão integrados na gestão financeira


A Bunge Cone Sul reúne 5 países: Argentina, Chile, Bolívia, Uruguai e Paraguai, cada um com suas respectivas unidades de agronegócios, biocombustível, fertilizantes e alimentos, sejam centros fabris ou de distribuição. Se gerir unidades num único país já é difícil, imagine enfrentar problemas quintuplicados!

Na Gestão Financeira, os planejamentos e orçamentos eram executados em mais de 100 planilhas Excel, integradas de forma precária, com problemas de link e inconsistência entre os dados existentes num e noutro arquivo. Era difícil até mesmo identificar qual a última versão de cada uma delas. Sem dizer que muitas demoravam uma eternidade para abrir na tela.

SEM SOFRIMENTO – Os problemas da Bunge Cone Sul não diferem daqueles enfrentados por muitas empresas, em qualquer parte do mundo. Administrar e planejar negócios têm sido algo cada vez mais complexo, envolvendo cada vez mais variáveis e níveis de detalhe. Gasta-se muito mais tempo com a elaboração das planilhas do que com a análise delas. Claro que é preciso otimizar o processo de planejamento financeiro, mas para isso os executivos têm que ter em mãos informações seguras, projeções de cenários e simulações de estratégias com avaliação de riscos e possíveis impactos antes de aprovar o orçamento final. A boa notícia é que esse sofrimento tem cura – e ela é rápida e fácil.

Na Bunge Cone Sul, os problemas foram resolvidos com a implantação de uma solução que baseada no IBM Cognos TM1 Express. A plataforma foi customizada para atender às necessidades específicas do grupo e de quase 100 usuários. A meta era agilizar e ter números mais seguros para realizar planejamentos, budget, balanço, consolidação financeira e, também, simulações de cenários para medir impactos por produto, por planta ou insumo.

Para se ter uma ideia da dimensão do projeto, a área de agronegócio envolvia 29 produtos e 69 unidades de produção. Na área de Alimentos, outros 40 produtos e 10 fábricas. Fertilizantes? Mais 33 produtos e 27 fábricas. Em apenas sete meses, todas as informações financeiras, Capex, Opex, de produtos e insumos, custos variáveis, seguros etc passaram a integrar a nova plataforma. E isso levando em conta 5 países, com diferentes moedas, impostos e tudo o mais.

Cenários podem ser traçados, agora, em minutos com maior confiabilidade em relação aos números. Sem ter que perder horas e horas em torno de planilhas confusas, os executivos ganharam mais tempo para o que realmente importa: traçar estratégias e prospectar o futuro.

 

Soluções desenvolvidas: Planejamento financeiro

Plataforma utilizada: IBM Cognos TM1 Express

SHARE

Leave a reply