Ineficiência operacional na cadeia de suprimentos, nunca mais. Use o Data Science para previsões confiáveis

supply-chain-data-science

Todos os meses, a FecomercioSP avalia junto a 600 empresários do município de São Paulo como estão os níveis de estoques em seus negócios. Aqueles que dizem ter estoques altos ou abaixo do necessário costumam representar uma parcela dolorosamente alta. Em julho passado, esse número atingiu o maior nível desde abril de 2017: 33,3% declararam ter excesso de produtos nas prateleiras. Outros 14% declararam ter estoques abaixo do que deveriam.  

Os dados não são diferentes Brasil afora. Eles mostram que empresas estão perdendo recursos e rentabilidade por fazerem projeções pouco precisas. Os culpados costumam ser os fatores externos: a greve dos caminhoneiros, o cenário de incertezas, a retração do consumo.  Porém, mesmo com cenários incertos é possível fazer previsões acertadas.  Com o IBM Watson Supply Chain, recursos de inteligência artificial, Data Science e análises preditivas são usados e resultam em projeções de alto grau de confiabilidade.  

Dessa forma, o planejarmento envolve projeções estatísticas através de modelos avançados, que consideram tanto os dados históricos como variáveis internas e externas, capazes de influenciar o resultado.  A visibilidade dos dados é total, com informações por unidade de negócios, produto, canal e região geográfica podem ser analisadas e demonstrações financeiras completas podem ser geradas (balanço, resultados e fluxo de caixa).  

 

Antecipe a demanda   

A análise de dados pode revelar áreas a serem melhoradas ou revelar novas demandas, a tempo de planejá-las e atendê-las. Por exemplo, ao aplicar a análise de texto e dados não estruturados em redes sociais, podemos identificar um crescente uso de termos como “gripe”, “doente” e “médico”.  Ao combinar essas informações com análises geoespaciais, uma organização de saúde pode identificar surtos de doenças mais rapidamente e tomar medidas operacionais rápidas, como o estoque ou a oferta de produtos farmacêuticos adequados.  

A análise geoespacial, que leva em consideração os aspectos temporais e locacionais dos dados, também pode ajudar a identificar os locais mais procurados ou lucrativos para novas filiais ou determinar em qual região as pessoas estão mais propensas a comprar um determinado produto ou serviço.   

A previsão é uma ferramenta crítica que pode ser usada para prever tendências de alta demanda para determinados produtos e garantir que seus fabricantes ou fornecedores estejam prontos e aptos a atender a demanda. Previsões colocam uma empresa à frente da concorrência e à frente ao tomar decisões. É algo estratégico, fundamental. Se quiser colocar sua empresa na era das previsões confiáveis, fale com os especialistas da CTI Global. Nós podemos ajudar.

SHARE

Leave a reply