Modelo Integrado de Simulação Financeira

 

Gestão de performance financeira

Em um cenário turbulento como o atual presidentes e diretores financeiros estão constantemente sob pressão: Acionistas mais exigentes, ambiente regulatório intensificado pela SOX. O ambiente interno não alivia estas pressões pois está mais complexo, o número de indicadores de desempenho segue crescendo e a capacidade de projeção é inadequada a este novo cenário que se desenha como um Tsunami. Estes problemas cotidianos consomem os dirigentes de maneira tal, que acabam por comprometer sua percepção das alternativas futuras do negócio. Agilidade, flexibilidade e integração passam a ser mais relevantes para o sucesso do que os antigos e rígidos métodos de comando e controle. As empresas necessitam de processos e ferramentas que, para além dos dados do passado registrados e controlados pelos aplicativos transacionais, a permitam simular alternativas futuras, visualizando os seus resultados futuros de forma ágil, integrada e abrangente.

 

A modelagem

A modelagem financeira é a técnica de desenhar conceitualmente uma maquete financeira: Um conjunto de fórmulas e inter-relacionamentos matemáticos que reproduz em escala as reações da empresa. Desta forma, traduzimos para um software os mecanismos financeiros que permitem simulações ágeis e integradas das operações da empresa, como por exemplo, a simulação de volume de vendas e seus impactos na receita, passando pelos estoques e custeio até o fluxo de caixa projetado.

O modelo de simulação financeira da CTI foi desenvolvido para auxiliar executivos na simulação de estratégias ou mudanças de cenários de mercado ou econômicos, aumentando o grau de segurança para tomada de decisão.

 

O modelo integrado de simulação financeira da CTI

Ágil, integrado e abrangente. Nosso modelo de simulação financeira cai perfeitamente bem, como uma luva, para empresas que têm que atuar em cenários econômicos instáveis e turbulentos. Permite a entrada de inúmeros indicadores e o processamento rápido desses dados resulta em bases confiáveis para a tomada de decisões. Nunca foi tão fácil avaliar impactos de estratégias. 

Se você quer saber qual o impacto econômico e financeiro de uma determinada decisão, fale conosco.  A CTI traduziu para um software os mecanismos financeiros que permitem estimativas como, por exemplo, a simulação do volume de vendas e seus impactos na receita, passando pelos estoques e custeio até o fluxo de caixa projetado.

O modelo, adaptado sob medida para cada cliente, recalcula cenários em poucos minutos, o que possibilita realizar simulações gerais ou parciais durante reuniões de tomada de decisão. Assim, pode-se ter cenários projetados com simulações mensais durante 3 anos ou anuais por até 20 anos, o que permite aos executivos avaliar qual a melhor decisão estratégica para cada cenário possível.

Além de rápidas, essas simulações são tecnicamente consistentes e confiáveis, pois seguem as melhores práticas e a lógica de negócios bem-sucedidos em cada ramo e as lógicas contábil-financeiras. As simulações avaliam os impactos em receitas, custos, despesas fixas, investimentos, capital de giro, impostos etc. e superam as deficiências de processos orçamentários feitos em planilhas que, além de fragmentados, lentos e trabalhosos, são vulneráveis a erros e inconsistências.

Aplicações

  • Elaboração de cenários e geração do orçamento.
  • Rolling forecasts mensais.
  • Simulação de estratégias de mercado.
  • Avaliação de impactos econômicos e financeiros de decisões de negócios.
  • Valuation do negócio e análise de retorno sobre o investimento. 

Exemplos de possíveis simulações

  • Impactos de variações de volumes de vendas e políticas de preços/descontos por produto (Famílias, categorias, sub-categorias, etc.) nos diversos canais de distribuição e regiões geográficas;
  • Efeitos de acréscimos nos preços das matérias primas, energia e outros insumos de produção;
  • Modificações nos níveis de inventário de matérias primas e produtos acabados e consequentes efeitos no plano de produção;
  • Modificações nos índices técnicos de produção (consumo de MPs, energia, horas trabalhadas, etc.);
  • Simulação de variação de despesas fixas - OPEX; Operacionais, Administrativas e Comerciais;
  • Movimentação headcount, salários e outros custos de pessoal associados;
  • Efeitos de acréscimos/decréscimos de investimentos - CAPEX;
  • Diversas alternativas de conjuntura econômica (Mercado, inflação, US$, etc.).

Integração e Abrangência

Cada simulação desencadeia os recálculos pertinentes, oferecendo uma visão financeira abrangente em cada uma das situações simuladas (vendas, receitas, impostos, produção, consumo de matérias-primas e outros custos variáveis, movimentação de estoques, custos fixos, investimentos, empréstimos e financiamentos, etc.) gerando Demonstração de resultados, Balanço e Fluxo de caixa integrados. 

Confiabilidade

As demonstrações financeiras projetadas são confiáveis pois seguem lógicas de negócio e regras contábeis-financeiras pré-programadas por profissionais da CTI, especialistas em negócios com larga experiência em diversos segmentos de indústria.

Velocidade

O modelo recalcula cenários em poucos minutos, o que possibilita realizar simulações gerais ou parciais durante reuniões de tomada de decisão. Assim, de posse dos cenários projetados, com rolling forecasts e simulações mensais de até três anos, ou anuais de até vinte anos, os gestores da empresa avaliam com rapidez e precisão qual a melhor decisão estratégica a cada situação ou cenário.

Planning Analytics - Cognos TM1

A base tecnológica do modelo é o Planning Analytics - Cognos TM1, uma ferramenta OLAP multidimensional, com tecnologia “in memory” de última geração, acessado via WEB, totalmente integrada, altamente escalável e veloz, que propiciou um unificado e seguro ambiente de planejamento. A aplicação pode estar instalada nos servidores corporativos – On Premise ou On Cloud IBM.

Quem já utiliza a solução da CTI:

  •  Bunge alimentos
  •  Femsa Coca-Cola
  •  Sky HD TV
  •  Rumo ALL
  •  Banco Volkswagen
  •  Fibria Celulose
  •  Agência Ogilvy

 

Produto utilizado na solução: