OBZ - Orçamento Base Zero

O Orçamento Base Zero é uma metodologia de orçamento que busca levar em consideração os planos e necessidades operacionais da empresa, sem a utilização de bases históricas ou índices de reajuste, como é feito no modelo tradicional.

Uma das maiores vantagens na sua utilização, especialmente em relação a despesas fixas – OPEX, é que, ao realizar o orçamento a partir do zero, o gestor é obrigado a analisar cada um dos gastos de forma mais detalhada, identificando os principais drivers geradores de despesas e, assim, alocando os recursos de forma mais eficiente.

Contudo, o processo acaba demandando maior dedicação de tempo do gestor para a elaboração do orçamento, obrigando-o a estimar quantitativos de drivers e preços unitários com maior nível de detalhe para orçar cada uma das contas de despesas. O processo, envolvendo vários gestores e enorme quantidade de informações, pode ser bastante desafiador.

A CTI implementa uma solução de planejamento OBZ e controle de despesas, apoiada por um sistema dedicado, que possibilita a responsabilização dos gestores pela elaboração de seus orçamentos de forma colaborativa. Isso vale para os responsáveis por drivers quantitativos e também para os responsáveis por custos unitários.

O sistema também permite o acompanhamento Real x Orçado diariamente, o que dá visibilidade aos “estouros” de despesas e facilita o acompanhamento de ações de recuperação tempestivamente.

Benefícios:

  • Aumento do nível de controle orçamentário.
  • Redução das ineficiências históricas nos orçamentos futuros.
  • Redução do esforço operacional pela utilização de um sistema WEB.
  • Definição e construção, sob medida, para cada empresa, de seus drivers geradores de custos.
  • Possibilidade de simulações orçamentárias, assim como rolling forecasts mensais.
  • Identificação e tratamento sistêmico dos desvios orçamentários – atuação efetiva sobre a causa básica.

Seja qual for a metodologia a ser adotada no atual momento da sua empresa, a CTI tem diversos modelos de orçamento de despesas fixas – OPEX, sob medida para a sua necessidade.

Produtos utilizados na solução:

Quem já utiliza a solução da CTI:

  • Bunge

Seja qual for a metodologia a ser adotada no atual momento da sua empresa a CTI tem diversos modelos de orçamento de despesas OPEX sob medida para a sua necessidade: