Orçamento Matricial

Manter custos sob controle é um dos principais desafios apontados por 68% dos gestores financeiros ouvidos em recente pesquisa. Por conta disso, o orçamento e a análise matricial de gastos, metodologia gerencial para o planejamento e controle orçamentário, vem ganhando cada vez mais adeptos, principalmente pela visão cruzada e objetiva proporcionada pela análise. 

O método tem este nome exatamente por ser derivado de uma matriz onde temos os eixos Pacotes (grupos de despesas ou custos da empresa) e Entidades (subdivisões da empresa, sejam físicas ou virtuais, como unidades de negócios, centros de custos ou departamentos).

A CTI implementa um processo de planejamento e controle de despesas apoiado por um sistema dedicado, que possibilita a responsabilização dos gestores pela elaboração de seus orçamentos de forma colaborativa, tanto entre os responsáveis por pacotes de despesas quanto os responsáveis por entidades. 

O sistema também permite o acompanhamento diário do Real x Orçado, o que dá visibilidade aos “estouros” de despesas e facilita o acompanhamento de ações de recuperação tempestivamente.

Benefícios:

  • Aumento do nível de controle orçamentário.
  • Redução do esforço operacional pela utilização de um sistema WEB.
  • Possibilidade de simulações orçamentárias, assim como rolling forecasts mensais.
  • Responsabilidade compartilhada dos pacotes de despesas.
  • Identificação e tratamento sistêmico dos desvios orçamentários – atuação efetiva sobre a causa básica.

Produtos utilizados na solução:

Quem já utiliza a solução da CTI:

  • Bunge

Seja qual for a metodologia a ser adotada no atual momento da sua empresa a CTI tem diversos modelos de orçamento de despesas OPEX sob medida para a sua necessidade: