Processo de Consolidação Financeira no grupo Cosan: o pesadelo chegou ao fim.


Imagine fazer a consolidação financeira de 40 empresas (hoje já são 70) usando apenas o Excel e a publicação das informações direcionadas ao mercado, usando só editores de texto. Esse era o pesadelo no qual estavam mergulhados 30 funcionários do grupo Cosan, cujos negócios incluem combustíveis, gás, energia, lubrificantes, agrobusiness e logística, entre outros. Para alívio geral, todo o processo manual foi substituído por uma solução automatizada, desenvolvida a partir do software IBM Cognos Controller e do IBM Cognos Disclosure Management.

“O cliente analisou várias opções e escolheu o Cognos Controller pela flexibilidade e interface amigável da solução”, diz Marcos Cipolla, sócio da CTI Global. “É um software especializado para a consolidação financeira e muito rápido de implantar”.

A CTI Global desenvolveu uma solução integrada, ágil e flexível, capaz de corresponder às necessidades das equipes e de acomodar o constante crescimento da companhia. A solução está integrada e extrai dados do ERP/SAP, utiliza um único database e é fácil de usar, dispensando o auxílio de um especialista em TI.

Pra que sofrer? Acabou o copy-paste de um arquivo para o outro na hora de montar e publicar relatórios.

Um dos grandes ganhos para a Cosan foi quanto à segurança na qualidade da informação. “A probabilidade de se ter um erro numa planilha Excel era muito alta, qualquer alteração num número, feita por um dos usuários, poderia comprometer a planilha toda”, diz. Agora, os dados são automaticamente checados, garantindo maior consistência e as alterações são feitas de forma prática e segura. “Os usuários têm em mãos uma solução flexível e ágil”, diz Marcos.

Todas as informações estão consolidadas numa única base, auditada, que segue as normas internacionais de segurança de informações financeiras (SOX). Agora, os usuários também podem realizar, rapidamente e de forma intuitiva, inserções e alterações, como na estrutura das companhias, sem precisar da ajuda de um especialista em TI.

A Cosan precisava, também, consolidar os dados para a publicação das informações dirigidas ao mercado, seguindo as boas práticas de governança corporativa. Entrou em cena o Cognos Disclosure, a cereja do bolo: fácil de usar e capaz de gerar relatórios em PDF ou PowerPoint, permitiram grande transparência e rapidez na geração de reports. Pesadelos? Pelo menos nessas áreas, nunca mais!

 

Soluções desenvolvidas: Consolidação Financeira;  Publicação de Demonstrativos Financeiros.

Plataformas usadas: IBM Cognos Controller;  IBM Cognos Disclosure Management.

 

Clique aqui para ler o estudo de caso COSAN – Big Data & Analytics

SHARE

Leave a reply