Nossa abordagem em Data Science é única no mercado. E você é o beneficiado.

Na CTI, criamos o The Daisy Project_, uma unidade de negócio com foco em ciência de dados e metodologia própria. Nossa abordagem integra três frentes de atuação: tecnologia, ciência de dados e transformação de negócios. Isso nos torna diferentes, pois acreditamos que é preciso integrar conhecimento, ferramental tecnológico e um pensamento estratégico orientado para negócios, garantindo iniciativas eficientes de inovação. Com isso, integramos ciência de dados e inteligência artificial aos processos de decisão de negócios.

Nossas crenças

  • Acreditamos que o tsunami digital é irreversível. A combinação da elevada capacidade computacional (cloud e big data), com a ubiquidade dos dados (mobile e internet of things) e novas técnicas de computação (machine learning e inteligência artificial) transformam profundamente mercados e modelos tradicionais de negócios.
  • Com isso, cremos que a transformação digital, juntamente com o movimento 4.0, são, sobretudo, transformações organizacionais do modelo de negócios, da cultura, dos processos e das pessoas, extrapolando a mudança tecnológica subjacente.
  • Entendemos que cadeias de suprimentos 4.0 são estrategicamente orientadas às necessidades individuais dos consumidores finais, integradas através da aplicação consistente de inteligência computacional e tecnologias digitais, da estratégia à execução.
  • Por isso, acreditamos que a efetiva transformação digital deve começar pela reflexão profunda e consistente do negócio sobre seu DNA e suas alavancas de valor e não pela tecnologia.
  • Neste contexto, acreditamos no desenvolvimento de soluções de negócios fundamentadas em ciência de dados, conceitualmente consistentes, embasadas em conhecimento científico aplicado, tecnicamente viáveis e efetivamente capazes de transformar negócios.

Nossa abordagem

  • Acreditamos que ninguém melhor do que as pessoas para refletir e entender seu próprio negócio. Assim, investimos em metodologia e temos experiência para aprender rápido contigo, entendendo o que move o ponteiro da sua organização.
  • Nos posicionamos com especialistas em tecnologia, data science e inteligência artificial. Trazemos conosco a experiência necessária nesses domínios para, juntos, identificarmos desafios e construirmos soluções inovadoras com impacto no resultado econômico e financeiro da sua empresa.
  • Acreditamos que toda inovação é uma aposta e os riscos assumidos devem ser controlados. Portanto, buscamos desenvolver produtos funcionais (minimum viable products) rapidamente e com eficiência. Com pragmatismo e objetividade, somos capazes de testar conceitos em até 12 semanas, com custo reduzido e capacidade de ajuste rápido de rota antes de escalar nossas soluções para a operação.
  • Trabalhamos em modelos flexíveis de negócio, afinal one size does not fit all. Oferecemos alternativas, como soluções na nuvem, APIs de inteligência artificial sob-medida ou mesmo insights as a service (IaaS), garantindo o melhor custo total da solução, mas também desenvolvemos soluções em projetos tradicionais, dentro da sua organização, com tecnologia on-premise.
  • Para isso, nos reservamos a independência tecnológica. Não temos exclusividade com fornecedores específicos de tecnologia, mas buscamos parceria com as soluções mais interessantes e adequadas ao contexto de cada cliente.

Negócio

Trazemos conosco a experiência de mais de 25 anos de consultoria em transformação de negócios, gestão financeira e tecnologia. Essa experiência nos permitiu desenvolver metodologias próprias para entender rapidamente o seu problema e o seu negócio. Com uma abordagem sistemática e o background de negócio de nossos consultores, buscamos a identificação rápida dos desafios relevantes, gerando alinhamento e consenso interno sobre os ganhos reais de valor.

Ciência de Dados

Trazemos conosco conhecimento em ciência de dados e inteligência artificial, como novas ferramentas para atacar os seus desafios. Combinamos modelos tradicionais de estatística, simulação e otimização com modernos modelos de machine learning e inteligência artificial na busca da melhor solução. Não reinventamos a roda. Nos amparamos em técnicas cientificamente comprovadas para domínios específicos, com aceleradores para modelos descritivos, preditivos, simulação, otimização e aprendizagem de máquina.

Tecnologia da Informação

Sabemos que nem sempre as plataformas tecnológicas existentes em nossos clientes são as mais adequadas para os desafios da era da Economia Digital. Portanto, trazemos conosco conhecimento tecnológico com o objetivo de implementarmos soluções viáveis com relação adequada de custo, tempo e benefício. Mesmo que seus dados não estejam perfeitos ou seu orçamento seja limitado, combinamos tecnologias na nuvem, on-premise, proprietária e open source, para alcançar o compromisso adequado entre custo e eficiência de nossas soluções sob medida.

Transformação Digital

A combinação da elevada capacidade computacional, grandes quantidades de dados e novas técnicas de computação resultaram em um conjunto de paradigmas e ferramentas complemente novo para a solução de problemas do consumidor ou organizacionais. Estudos recentes apostam que estas novas tecnologias serão responsáveis por transformações radicais na proposta de valor de negócios existentes, aumentos expressivos de agilidade organizacional com a capacidade de abordar os consumidores individualmente, bem como reduções drásticas no custo de operação.

A parte fácil de transformar negócios passa pelo investimento consistente em novas tecnologias. Já a parte difícil passa pela implantação de novas formas de operar, às vezes em conflito ameaçador direto com a vaca leiteira atual. Para sobrepor esse desafio, é necessário conectar a tecnologia com as crenças organizacionais, passando por uma reflexão adequada da proposta de valor de cada organização. Para ajudá-lo nesse contexto, desenvolvemos três produtos.

  • Data Science Advisory: este serviço foi concebido para ajudar organizações a inovar em seu modelo atual de negócio com a criação de competências em ciência de dados. Utilizando práticas modernas de co-criação e design thinking, identificamos em conjunto os desafios latentes a potenciais casos de uso de ciência de dados. Conduzimos a avaliação e a priorização destes casos de uso, que tem como resultado um programa (roadmap) organizacionalmente consistente, alinhado e consensual de evolução digital. Nossa metodologia própria, refinada em anos de experiência em transformação digital, aborda três grandes dimensões: maturidade de negócio, maturidade tecnológica e maturidade em ciência de dados.
  • CTI Business Lab: com o objetivo de acelerar o desenvolvimento e o teste da viabilidade operacional das soluções identificadas para os seus problemas, criamos um laboratório próprio, na nuvem, que combina tecnologia de ponta, metodologia e competência técnica. Nele, conseguimos, em conjunto com nossos clientes, construir e testar soluções com rapidez e eficiência, em geral de oito a doze semanas, sem investimento em softwares, equipe ou infraestrutura. Desta forma inventamos com você, buscando tornar cada invenção uma inovação de real valor.
  • Projetos e transformação organizacional: entendemos que a geração de valor só toma corpo quando um protótipo se torna um real produto ou processo. Com larga experiência em projetos de consultoria, tecnologia e transformação, nossos projetos têm como objetivo construir soluções escaláveis, efetivamente implantadas com perenidade na organização. São projetos sob medida, para suprir as necessidades específicas de cada um de nossos clientes.

Cadeia de suprimentos 4.0

Uma das principais disciplinas impactadas pelas novas tecnologias é a gestão da cadeia de suprimentos. Com o desafio de gerenciar a complexidade, equilibrando custo e eficiência com agilidade e flexibilidade, cadeias tradicionais são forçadas a restringir o grau de individualização da oferta. Contudo, a aplicação consistente de novas tecnologias de ciência de dados permite superar a compromisso tradicional estabelecido entre flexibilidade e eficiência. Neste domínio combinamos conhecimento especialista de gestão da cadeia de suprimentos com tecnologia e ciência de dados, atuando especificamente no planejamento da cadeia de suprimentos nas seguintes áreas:

  • Individualização das alavancas de vendas: aplicando ciência de dados e machine learning oferecemos soluções capazes de individualizar automaticamente a oferta baseada na identificação do padrão de consumo. Com isso, pode-se, automaticamente, otimizar portfolio e atributos funcionais de produto, sugerir preços dinâmicos para consumidores específicos, promoções individualizadas, bem como segmentar e classificar automaticamente clientes, portfolio ou pontos de venda.
  • Planejamento integrado de demanda: a partir de alavancas de vendas definidas, atuamos na aplicação de algoritmos avançados de previsão, utilizando técnicas de séries temporais combinadas com redes neurais para comportamentos específicos e complexos como demandas intermitentes, com tendência, sazonalidade ou não ciclo estacionárias.
  • Otimização de estoques, produção e distribuição: a partir da necessidade prevista, aplicamos algoritmos de programação linear, não linear e inteira mista, combinados com algoritmos estocásticos para a definição de políticas ótimas de estoque de segurança na malha, bem como a definição de planos integrados ótimos de produção e distribuição.
  • Análise e simulação financeira: com objetivo de manter o resultado bottom-line, fechamos o ciclo de gestão da cadeia de suprimentos com a integração do plano operacional com a visão financeira multidimensional: rentabilidade por produto, canal, região, etc. A capacidade de rápida simulação de cenários permite a seleção de decisões ótimas em um ciclo fechado e eficaz de tomada de decisão.